Convidados

Em Montes Claros procuramos que tudo tenha o mesmo tom familiar, que carateriza este projeto. Salvo raras exceções, como a abertura e o encerramento do Ano-Letivo, normalmente revestidos de um pouco mais de solenidade, todos os nossos meios de formação cultural e humana decorrem num ambiente informal de tertúlia. Deste modo pensamos conseguir, não apenas uma apreensão de conteúdos mais ou menos interessantes, vindos de convidados de referência, mas sim uma verdadeira reflexão sobre temas diversos, que enriqueçam a visão dos universitários, tanto em domínios dentro da sua área académica, como também fora. A ideia é, pois, que com a história e o exemplo de cada convidado, cada um possa crescer em profundidade e abrangência na compreensão da existência.

Além disso, mostra a experiência que o clima descontraído que se gera contribui para um serão muito agradável e para um contacto muito mais próximo com os convidados, que não poucas vezes se prolonga pelo futuro.

Por tudo isto, entre os nossos convidados, muitas vezes propostos pelos nossos residentes e amigos, vê-se uma sã pluralidade de perfis académicos, profissionais, sociais e ideológicos. Mas também um fator comum: mais famosos, ou menos famosos, são sempre profissionais de excelência, com histórias de valor e sabedoria comprovada nos temas sobre os quais vêm falar connosco.

Como seria maçador apresentar uma lista exaustiva de nomes, apresentamos, a seguir, algumas das pessoas que já passaram cá por casa. Para acompanhar as atividades que vamos realizando por favor consulta a nossa página de Facebook.

Convidados emblemáticos

David Fonseca

Músico, cantor e compositor português. Em 2003 iniciou uma carreira a solo, depois da dissolução do grupo Silence 4, com o qual se celebrizou. Entre 2004 e 2006 participou, também, no projeto musical Humanos, que reconstitui parte do espólio musical de António Variações. Tem colaborado com outros grupos e músicos portugueses como os Trovante, Sérgio Godinho e Jorge Palma. Esteve na tertúlia em Montes Claros, explicando-nos passo-a-passo a sua carreira, no dia 9 de março de 2011.

João César das Neves

Professor catedrático e presidente do Conselho Científico da Católica-Lisbon, obteve na mesma faculdade a licenciatura e o doutoramento em Economia. Entre 1991 e 1995 foi assessor económico do Primeiro-Ministro, em 1990 foi assessor do Ministro das Finanças e, de 1990 a 1991 e de 1995 a 1997, técnico superior do Banco de Portugal. Autor de mais de trinta livros e de múltiplos artigos científicos, é também colaborador em vários órgãos de imprensa, assinando há vários anos a coluna Não há almoços grátis, no Diário de Notícias. César das Neves já foi nosso convidado inúmeras vezes, a última no dia 26 de outubro de 2013, numa conferência intitulada 10 Questões Sobre a Recuperação Económica de Portugal.

Mário Crespo

Jornalista português, pivô do Jornal das 9, e apresentador de 60 Minutos, todos eles transmitidos no canal de televisão SIC Notícias. Mário Crespo notabilizou-se como correspondente da RTP em Washington, D.C. e Nova Iorque, entre 1991 e 1998. Até à data, foi o único jornalista português acreditado na Casa Branca, durante os mandatos de George H. W. Bush (1989 a 1993) e Bill Clinton (1993 a 2001). Mário Crespo esteve em Montes Claros já por diversas vezes, a última no dia 26 de março de 2009, numa tertúlia intitulada “Nos Bastidores do Telejornal”.

António Pinto Leite

Licenciado em Direito, exerce advocacia desde 1982. Foi assistente nas Faculdades de Direito da Universidade de Lisboa e da Universidade Católica Portuguesa. Na área do Direito Comercial, foi responsável por importantes transacções, nomeadamente nos setores das telecomunicações, energia, indústria automóvel e farmacêutico. É membro do Comité Português da Câmara de Comércio Internacional, co-presidente do Conselho de Administração da Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados, e presidente da Associação Cristã de Empresários e Gestores. António Pinto Leite esteve em Montes Claros no dia 25 de novembro de 2008, numa tertúlia intitulada“Qual é o mal: 20 anos de Crónicas no Jornal Expresso”.

Yago de la Cierva

Jornalista português, pivô do Jornal das 9, e apresentador de 60 Minutos, todos eles transmitidos no canal de televisão SIC Notícias. Mário Crespo notabilizou-se como correspondente da RTP em Washington, D.C. e Nova Iorque, entre 1991 e 1998. Até à data, foi o único jornalista português acreditado na Casa Branca, durante os mandatos de George H. W. Bush (1989 a 1993) e Bill Clinton (1993 a 2001). Mário Crespo esteve em Montes Claros já por diversas vezes, a última no dia 26 de março de 2009, numa tertúlia intitulada “Nos Bastidores do Telejornal”.

Katia Guerreiro

Nasceu na África do Sul, cresceu nos Açores, estudou e licenciou-se em Lisboa, em Medicina. Foi durante o curso que descobriu a sua veia fadista. Estreou-se em 2001 com o disco “Fado Maior”: chega a Disco de Prata, é nomeado para o Prémio José Afonso e apresenta o Fado à Coreia do Sul, onde entra para o top de vendas. Com uma notável carreira internacional, Katia Guerreiro já apresentou o Fado em vários palcos internacionais, sendo considerada uma notável embaixadora da música portuguesa. Katia Guerreiro esteve em Montes Claros no dia 17 de março de 2010, numa tertúlia intitulada “O Fado no Mundo no Séc. XXI”.

Pedro Mota Soares

Ministro da Solidariedade e da Segurança Social do XIX Governo Constitucional. Esteve em Montes Claros no dia 17 de novembro de 2012, onde proferiu a Conferência da Sessão Solene de Abertura do Ano-Letivo 2012-13, intitulada“Um novo paradigma social em Portugal”, tornando-se o primeiro Ministro em funções a visitar-nos.

João Lagos

Fundador e CEO da Lagos Sports, empresa responsável pela organização de grandes eventos desportivos, onde se incluem: Portugal Open de Ténis (antigo Estoril Open), Master Cup Lisbon de Ténis, Open de Portugal Golfe, Rally Lisboa-Dakar, Volvo Ocean Race e a Volta a Portugal em Bicicleta. João Lagos explicou-nos o percurso da sua vida e como é que o que começou sendo a Escola de Ténis João Lagos (de acordo com o próprio: «nome demasiado pomposo para o substrato que então representava: eu próprio, uma raquete e um balde de bolas») se tornou no grupo empresarial de organização de eventos desportivos premium que gere hoje. Uma tertúlia inesquecível dia 23 de junho de 2005.

Marcelo Rebelo de Sousa

Professor Catedrático na Faculdade de Direito na Universidade de Lisboa, jurisconsulto e político português. Figura presente na política nacional dos últimos 40 anos, foi um dos primeiros militantes do PPD e chegou a líder do PSD. Esteve na fundação do Expresso com Francisco Pinto Balsemão. Ganhou notoriedade no comentário político, primeiro na TSF, depois na televisão, colaborando no Jornal Nacional da TVI e com As Escolhas de Marcelo na RTP1. Marcelo Rebelo de Sousa proferiu a Conferência de Encerramento no Ano-Letivo 2005-06 em Montes Claros no dia20 de maio de 2006, intitulada Como posso intervir? Formas de participação política.

Eurico Nobre

Licenciado em Marketing, cedo se rendeu aos encantos e mistérios da rádio. Desempenhando funções editoriais, primeiro, e de marketing, mais tarde, a sua carreira nos media estendeu-se, ainda, ao Diário de Notícias, com o qual colaborou durante sete anos, e, mais pontualmente, à TSF e à SIC. A viragem do século levou-o assim a integrar a equipa da OgilvyInteractive, como Consultor Sénior, e mais tarde, a OgilvyOne, como Diretor de New Business. Em 2005 muda para a EMI Portugal, como Diretor de Marketing Estratégico. Eurico Nobre esteve em Montes Claros no dia 24 de maio de 2007, numa tertúlia intitulada A (R)evolução Musical.

Deolinda

Pedro da Silva Martins, Luís José Martins, Ana Bacalhau e José Pedro Leitão compõem este simpático projeto musical português. Os Deolinda estiveram em Montes Claros no dia 2 de abril de 2009, numa tertúlia em que nos contaram a sua história. Mas não só. Cantaram e tocaram várias das suas canções. E até anteciparam uma do segundo álbum, cuja saída estava, então, iminente.

Luís Cabral

Doutorado em Economia pela Stanford University. Professor em diversas instituições universitárias: London Business School, Berkeley, Yale, IESE e na Stern School of Business da Universidade de Nova York. Tem-se dedicado aos temas da concorrência e da estratégia. De 2005-2010, foi membro do Grupo de Análise de Política Económica do presidente da Comissão Europeia José Manuel Durão Barroso. Luís Cabral esteve em Montes Claros no dia 6 de fevereiro de 2006, numa tertúlia intitulada “Mobilidade Económica”.

Fátima Campos Ferreira

Jornalista e apresentadora de Televisão. Há vários anos que apresenta o conhecido programa televisivo de debate da atualidade “Prós e Contras”, no canal público de televisão RTP1, estação para a qual trabalha desde 1987. Antes desempenhou, também, o papel de pivot do Telejornal, tanto no canal 1 como no canal 2 da RTP. Fátima Campos Ferreira esteve em Montes Claros no dia 5 de julho de 2005, numa tertúlia sobre “O ambiente em Roma após o falecimento de João Paulo II”, evento cuja cobertura dirigiu ao serviço da RTP.

Domitília dos Santos

Senior Portfolio Management Director e Senior Vice President of Wealth Management na Morgan Stanley, na qual trabalha há 28 anos. Nos últimos 17 anos tem sido membro do Chairman’s Club, uma distinção atribuída a 2% dos consultores financeiros da Morgan Stanley Smith Barney’s. Colabora como docente em vários cursos de pós-graduação da Católica-Lisbon. Domitília dos Santos esteve já várias vezes em Montes Claros, partilhando histórias e experiências da sua vida profissional. A última vez foi dia 27 de janeiro de 2011, numa tertúlia do Clube de Gestão.

José António Saraiva

Licenciado em Arquitetura, pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa. Antes da conclusão do curso já se tinha iniciado como jornalista tendo, ao longo da sua carreira, integrado múltiplas redações de jornais. Em 1985 foi designado Diretor do semanário Expresso, funções que ocupou até 2006. Em 2007 lançou o semanário Sol, de que é Diretor até à atualidade. José António Saraiva esteve em Montes Claros no dia 12 de dezembro de 2005, numa tertúlia intitulada “Jornalismo e Política”.

Henrique Leitão

Doutorado em Física. É professor e investigador na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, dedicando parte da sua atividade profissional à História das Ciências. Em 2013 foi eleito membro efetivo da Academia Internacional de História das Ciências, sendo o único português nesta associação de historiadores. Colaborou em diversas iniciativas de formação cultural em Montes Claros. A última delas foi a coordenação do Programa Humanístico do 1.º semestre do Ano-Letivo 2011-12, subordinado ao tema “História da Ciência Moderna”, do qual dirigiu três de um total de cinco seminários.

Elisabete Jacinto

Licenciada em Geografia, é sobejamente conhecida como piloto portuguesa de todo-terreno. Fez a sua estreia em 1992 no Campeonato Nacional de todo-terreno em moto. Em 2003 participa pela primeira vez no rali Telefónica Dakar ao volante de um camião, onde tem vindo a participar sucessivamente. Elisabete Jacinto esteve em Montes Claros no dia 4 de junho de 2009, numa tertúlia intitulada “Uma Portuguesa no Dakar”.

Jaime Gama

Fundador do Partido Socialista, fez parte da oposição à ditadura que vigorou em Portugal até 1974, tendo estado exilado na Alemanha. Logo no I Governo Constitucional foi Ministro da Administração Interna. Mais tarde, no IX e no XII Governos Constitucionais assumiu a pasta dos Negócios Estrangeiros. Em 2002, no segundo Governo liderado por António Guterres, torna-se Ministro de Estado e da Defesa do XIV Governo Constitucional. Em 2005 tornou-se Presidente da Assembleia da República. É membro do Conselho de Estado. Jaime Gama foi nosso convidado para proferir a Conferência de Abertura do Ano-Letivo 2011-12, que dedicou ao tema “A Crise Internacional e os Desafios da Política Externa Portuguesa”. Foi no dia 5 de novembro de 2011.

Mário Augusto

Começou a carreira de jornalista em 1985, estagiando no jornal O Comércio do Porto, vindo posteriormente a colaborar regularmente, sempre na área do cinema, em diversos semanários e revistas. Trabalhou na rádio e em televisão, estreou-se em 1985 no Canal 2 da RTP. Desde cedo ligado ao cinema, coordenou e apresentou diversos programas dedicados aos Óscares de Hollywood. Apresentou na SIC Notícias o magazine de cinema 35mm, na RTP apresenta o programa Janela Indiscreta, onde são emitidas muitas das entrevistas que continua a fazer, há já quase 20 anos, às grandes estrelas do cinema norte-americano e europeu. Mário Augusto esteve em Montes Claros na tertúlia de dia 21 de março de 2010, inserida no Programa Humanístico do 2.º Semestre do Ano-Letivo 2010-11, dedicado a “Olhares sobre as Artes”.

Manuel Aires Mateus

Arquiteto, com inúmeras obras de referência no panorama arquitetónico nacional. Além de ter o seu própio atelier de arquitetura, desde há muitos anos que colabora, também, com os arquitetos Gonçalo Byrne e Francisco Aires Mateus, seu irmão. Além de participar como orador em inúmeras Conferências sobre Arquitetura nos cinco continentes, é Professor universitário nas Universidades Autónoma e Lusíada, em Lisboa, e na Accademia di Architectura de Mendrízio (Suíça). Foi também Professor convidado da Graduate School of Design da Universidade de Harvard (EUA) e da Fakulteta za Arhitekturo da Universa v Ljubljani (Eslovénia). Esteve em Montes Claros na tertúlia de dia 28 de março de 2011, inserida no Programa Humanístico do 2.º Semestre do Ano-Letivo 2010-11, dedicado a “Olhares sobre as Artes”.

António Bagão Félix

Economista, é atualmente Professor Catedrático convidado na Universidade Lusíada. Ministro e Secretário de Estado em vários Governos do Portugal democrático nas áreas das Finanças, da Segurança Social, do Trabalho e do Emprego. Desempenhou também múltiplos cargos em instituições, tendo sido, nomeadamente, vice-governador do Banco de Portugal, administrador nas áreas da banca e dos seguros, Presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz e membro de órgãos sociais de várias instituições de solidariedade social. Bagão Félix proferiu a Conferência de Abertura do Ano-Letivo 2011-12 em Montes Claros, no dia 23 de outubro de 2011, intitulada “Da bolsa de valores aos valores da bolsa”.

Graça Franco

Jornalista. Diretora de Informação do Grupo Renascença, ao qual tem dedicado a maior parte da sua vida profissional. Esteve em Montes Claros no dia 3 de dezembro de 2009, numa tertúlia intitulada “Ler a Informação” e inserida no Programa Humanístico do 1.º Semestre do Ano-Letivo 2009-10, subordinado ao tema “A Mensagem que há nos Media.

António Câmara

Doutorado em Engenharia de Sistemas do Ambiente. Professor na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, foi fundador e é CEO da YDreams, eleita a empresa mais inovadora de Portugal em 2009, de acordo com a revista Exame Informática. António Câmara esteve em Montes Claros dia 22 de fevereiro de 2011, numa tertúlia do Clube de Gestão sobre “Empreendedorismo”.

João Garcia

Montanhista português. Tornou-se o décimo alpinista do mundo a ascender às 14 montanhas com mais de 8.000 metros existentes no planeta, todas sem recurso a oxigénio artificial e sem carregadores de altitude. A 17 de abril de 2010 atingiu o cume do Annapurna (8.091 metros), a última dessas 14 montanhas que lhe faltava. Também já ascendeu aos “Seven Summits” (Sete cumes). A ascensão que lhe trouxe mais fama foi a escalada ao Monte Everest(8.848 metros), tendo sido o primeiro português a alcançar o seu cume, no dia 18 de maio de 1999. João Garcia esteve em Montes Claros no dia 22 de março de 2007, numa tertúlia intitulada “A mais alta solidão”.

Nuno Crato

Doutorado em Matemática. Ministro da Educação e Ciência do XIX Governo Constitucional. É Professor Catedrático de Matemática e Estatística no Instituto Superior de Economia e Gestão. Foi Pró-Reitor para a Cultura Científica da Universidade Técnica de Lisboa e Presidente da Comissão Executiva do Tagus Park. Presidiu também a Sociedade Portuguesa de Matemática durante seis anos. Esteve em Montes Claros no dia 28 de fevereiro de 2011, quatro meses antes de ser nomeado Ministro, numa tertúlia sobre “Ensino e Divulgação Científica”.

Alberta Marques Fernandes

Jornalista e apresentadora de televisão. A sua carreira ficou indissoluvelmente unida ao início da televisão privada em Portugal, dado que abriu a emissão da SIC, no primeiro dia do seu funcionamento, a 6 de outubro de 1992. Na SIC foipivot de vários programas informativos, até que em 2001 transita para RTP, ao mesmo tempo que Judite de Sousa, José Alberto Carvalho, entre outros profissionais da SIC, inaugurando o programa Bom dia Portugal, espaço informativo matutino. Atualmente, é um dos rostos da informação do canal 2 da RTP e do canal RTPInformação. Alberta Marques Fernandes esteve em Montes Claros dia 11 de novembro de 2008, numa tertúlia intitulada “O meu Percurso na Televisão”.

Sherif Girgis

Doutorado em Filosofia pela Universidade de Princeton e em Direito pela Universidade de Yale. Prestigiado Rhodes Scholar, a sua investigação tem-se focado nas várias dimensões do casamento, contando já com artigos e livros publicados sobre o tema, onde é uma referência científica. Tem igualmente participado em debates e conferências americanas e internacionais sobre o mesmo assunto. A caminho de uma Conferência em Londres, Sherif esteve em Montes Claros no dia 10 de março de 2011, numa tertúlia intitulada “O casamento entre pessoas do mesmo sexo nos EUA”.

The Gift

Sónia Tavares e Nuno Gonçalves. Ganham, em 2005, na categoria de Best Portuguese Act, o MTV Europe Music Awards, prémios entregues esse ano em Portugal. Este reconhecimento é obtido através do seu álbum duplo AM-FM. Os The Gift estiveram em Montes Claros no dia 24 de fevereiro de 2005, numa tertúlia em que nos contaram a sua história.

Zita Seabra

Conhecida figura pública portuguesa, política e escritora, que recentemente instalou duas empresas relacionadas com a produção livresca: a Alêtheia Editores e a Várzea da Rainha Impressores. Zita Seabra esteve em Montes Claros no dia 8 de abril de 2013, numa tertúlia intitulada “O poder do Livro: um mercado vivo ou morto”.

Helena Matos

Começou por ser professora do ensino secundário. Trabalhou em seguida como jornalista. Mais recentemente foi consultora histórica das séries Conta-me Como Foi (RTP) e Depois do Adeus (RTP). Participa regularmente no Diário Económico e na Antena 1. Foi colunista regular no jornal Público e é cronista no blog Blasfémias. Esteve em Montes Claros na tertúlia de dia 24 de janeiro de 2011, inserida no Programa Humanístico do 1.º Semestre do Ano-Letivo 2010-11, intitulada “A Tolerância tem Limites?”.

José Manuel Viegas

Doutorado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico, Lisboa, possui também uma pós-graduação pela Universidade de Karlsruhe, na Alemanha. Professor do IST e reputado especialista de transportes e mobilidade, é presidente de uma empresa de consultoria em transportes, trabalhando regularmente para o Banco Mundial e para a Comissão Europeia. É, ainda, Secretário-geral do International Transport Forum da OECD desde 2012. A última vez que José Manuel Viegas esteve em Montes Claros foi no dia 18 de novembro de 2010, numa tertúlia intitulada“Transportes em 2020”.

Fernanda Freitas

Iniciou a sua experiência profissional na Rádio. Em 1992, começou o seu percurso televisivo na RTP2, passando depois pelo Canal NotÍcias de Lisboa, Canal 21, SIC, regressando à RTP. Colaborou e coordenou vários programas, tendo durante 7 anos apresentado o programa diário “Sociedade Civil”, através do qual trabalhou diretamente com mais de 120 entidades da sociedade e venceu 14 prémios e distinções. Em 2010 foi Embaixadora Nacional do Ano Europeu contra a Pobreza e Exclusão Social, em 2011 Presidente Nacional do Ano Europeu do Voluntariado. Em 2012 foi Embaixadora do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações. Fernanda Freitas esteve em Montes Claros no dia 13 de outubro de 2012, numa tertúlia intitulada “O Ano Internacional do Voluntariado”.

O teu futuro agora.