Formação Católica

Sendo uma obra corporativa do Opus Dei, instituição da Igreja Católica fundada por S. Josemaría Escrivá em 1928, Montes Claros tem clima de família cristã e disponibiliza, aos estudantes que o desejarem, meios de formação cristã, que os ajudem a consolidar a sua formação doutrinal, a desenvolver hábitos de piedade e a começar ou recomeçar a frequentar os sacramentos. Nunca é demais sublinhar que para nós é muito importante que ninguém se sinta minimamente obrigado a participar nas atividades de natureza espiritual. A sua frequência não é condição nem de admissão, nem de continuidade na residência.

A casa tem, além disso, um Capelão residente — neste momento, o Pe. João Paulo Pimentel — que está serviço de todos os universitários que residem ou frequentam a casa, com os seus cuidados pastorais.

Entre as atividades de formação católica que se costumam organizar contam-se as meditações (todas as 5ª-feiras, às 19:00), círculos de formação, cursos doutrinais, retiros, recoleções, além da prática das orações cristãs tradicionais como a Santa Missa, a visita ao Santíssimo Sacramento, o terço e o exame de consciência. Atividades não obrigatórias, insistimos, mas abertas a todos e que, no fundo, permitem conhecer o cristianismo, com uma mentalidade universitária.

Com a mesma finalidade de aproximar mais as pessoas de Deus, por vezes organizam-se também convívios específicos. Idas a Fátima. Ou ao Santuário de Torreciudad (em Espanha). Ou ainda a Roma, para participar no Congresso Internacional UNIV e aproveitar melhor a Páscoa, junto ao Papa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O teu futuro agora.