Formação

É inevitável falar de formação sem que imediatamente apareçam na nossa cabeça aulas, sessões e atividades de uma maneira geral. Sem dúvida que em Montes Claros temos também atividades, que têm um intuito formativo em vários âmbitos, do voluntariado à cultura, passando pela religião. No entanto, a nossa ação formativa vai muito além desse conjunto de atividades que procuramos desenvolver.

O essencial da formação recebida na residência está num ambiente verdadeiramente performativo, transformador, e não num conjunto de eventos informativos. Acreditamos que é desta forma que se desenvolvem nos nossos estudantes aqueles hábitos que os tornarão gente realmente útil e preparada, ao serviço dos outros. Responsabilidade pessoal, sinceridade, lealdade, pontualidade, constância, ordem, intensidade no estudo e fortaleza são algumas das competências em que os nossos residentes se sentem, simultaneamente, exigidos e ajudados.

As tertúlias

Parte importante desse ambiente formativo é garantido pelas tertúlias. Encontros breves, depois do almoço e depois do jantar, na sala-de-estar, que nos ajudam a desenvolver as virtudes da convivência: saber ouvir, saber falar, desenvolver um tema que se está a estudar e que suscitou o nosso interesse, estar a par das necessidades e dos exames dos outros, saborear algum produto regional, que alguém que chegou de fim-de-semana trouxe da terrinha.

Sem convidado e sem tema pré-determinado, são ocasiões para nos conhecermos melhor e crescer em amizade. A alegria, a boa disposição e a cordialidade dão o tom, para tornar estes encontros agradáveis.

Os encargos

Como acreditamos na responsabilidade individual e na capacidade de compromisso e envolvimentos dos nossos estudantes com a casa, a cada um é confiada uma pequena parte do seu bom funcionamento. Todos têm um pequeno encargo. Os encargos são pequenas tarefas, como arrumar os jornais na sala-de-estar ou aspirar a piscina, que se confiam a cada pessoa. Porque a casa é todos, mas também é de cada um. Como numa família, todos nos interessamos por estes aspetos comezinhos do dia-a-dia que, quando cuidados, facilitam e tornam agradável a vida aos outros.

Às vezes é necessária ajuda para coisas mais sérias: pintar uma parede, montar um móvel. Trabalho em equipa, diferente do habitual, que resulta bastante divertido!

O coaching dos Diretores

Em Montes Claros, a equipa que dirige a casa não é uma brigada do Regulamento. Cada estudante sabe-se alvo de uma atenção particular. Os membros da Direção, que residem na casa, estão disponíveis para ajudar em qualquer necessidade e para falar de qualquer problema que preocupe. Além disso, procuram manter conversas regulares de coaching, que potenciem o amadurecimento pessoal de cada estudante em todas as dimensões: profissional, cultural e humana, ajudando a fixar metas, acompanhando a sua execução e enriquecendo a visão que cada um tem de si com conselhos objetivos e práticos, focados no bem de cada um.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O teu futuro agora.